20080217

De Reagan a Bush, o fim do projeto Republicano

Os anos Reagan tentaram transformar e em alguns aspectos foram bem sucedidos, o Estado de Bem Estar Social criado pelo Partido Democrata, em empreendedorismo, que atingiu aos estratos afro-americanos de diversas maneiras.Os direitos civis estavam até então muito vinculados a medidas sociais compensatórias e afirmativas para camadas mais baixas e para afro-americanos e tinham caráter político - como negar isenção de impostos para escolas e faculdades privadas que praticassem discriminações por renda ou principalmente etnicidade.Reagan tentou reverter esta legislação, foi brecado pela Suprema Corte,diminuiu o papel das agências de direitos civis e das exigências às corporações privadas nos contratos federais para ações afirmativas, e no primeiro momento, cortou qualquer ajuda às famílias com filhos dependentes do sistema assistencial federal.Em determinados momentos, reduziu até almoços de escolas e cortou igualmente programas de habitação transferindo-os para a Defesa.Também descaracterizou a Comissão de Igualdade nos Empregos.Regulações legais deixaram de ser observadas em muitos aspectos, sob o argumento de que se estaria construindo um novo federalismo , baseado na devolução de poderes do Governo aos cidadãos, geradores de riqueza.
Sua estratégia fundamental era a geração de empreendimentos e para tal fundamentou-se em cortes de impostos, que foram úteis para gerar empreendedorismo entre afro-americanos, gerando mais proprietários e membros negros no ensino superior, e diminuindo o desemprego entre adolescentes.
Ver a continuidade do texto em

http://partnership.files.wordpress.com/2008/02/de-reagan-a-bush.pdf

Os hábitos conservadores no espaço da América do Norte tinham um projeto que deixou de ter sentido quando afastou-se a remuneração da distribuição por reconhecimento de produtividade. O professor Louis Balthazar, é PHD por Harvard, professor emérito da Universidade Laval e presidente do Observatório sobre os Estados Unidos em Montreal. Estive com ele em 2005, para pesquisa sobre a cidadania canadense, onde fez longa exposição sobre semelhanças e diferenças com os Estados Unidos. Neste texto seguinte de 2007, mostra interessantemente que os norte-americanos sempre se tornaram conservadores à medida em que se tornaram mais prósperos - passando do Partido Democrata para o Partido Republicano quando faziam da integração social um meio de alcançar riqueza pessoal.Isto aconteceu também durante Roosevelt e em meio ao New Deal. Agora, esta tendência provocou o fenômeno de afastamento das cidades e criação de comunidades virtuais semi-rurais em áreas distantes do urbano, gerando sentimento dinástico e isolado.Confirma o diagnóstico que Robert Putnam já fizera do abandono de comunitarismo e capital social, uma marca dos Estados Unidos. Obama surgiu resgatando este espaço. O fenômeno de fronteiras sociais exclusivas alcançou parte do Canadá, cruzando pertencimento a partidos.In

http://partnership.files.wordpress.com/2008/02/conservadorismo.pdf