20071203

VENEZUELA

Por que no te callas?


A América Ibérica entre o silêncio e o carisma eufórico










"El pueblo dijo NO a la reforma constitucional y "es irreversible". Pasada la una de la madrugada, el Consejo Nacional Electoral anunció que el No es la opción ganadora, con “una tendencia clara e irreversible”.

Houve altíssima abstenção de 44%, que em princípio seriam representados por contingentes de pessoas que nutriam antipatia pela reforma constitucional e por Chávez, mas não se mostraram dispostas a ir às urnas pelo conhecido efeito de ação coletiva, antecipando o que se presumia fosse tendência à vitória. Havia esta tendência, que se prognosticava muito alta. Em verdade, todas as maiorias conseguidas por Chavez, inclusive sua eleição última de 60% à Presidência, o foram com altas taxas de abstenção.Ele não se conformou e ameaçou reapresentar as medidas através de iniciativa popular, antes do final de governo.Depois chantageou seus eleitores e anunciou que pretende se retirar em 2013. Seus aliados intelectuais, que moram em Caracas e provém dos mais diversos lugares do mundo (professores, guerrilheiros, combatentes operacionais e estrategistas do Irã, Alemanha, Libia, já lhe sugeriram que programe estratégia de "ataque coordenado" para sufocar qualquer escalada de iniciativas da oposição, para não perder o que foi conquistado. O processo venezuelano é diferente de todos os anteriores da América Ibérica pela suas conexões - através da OPEP e da conexão ibérico-islâmica, Chávez tentou iniciar sua globalização - e o refrão de seu ódio permanente aos Estados Unidos como forma de sustentá-lo.
Na sequência, examino a proposta constitucional de eliminação do federalismo que Chavez pretendia, a criação de "células geo-humanas" ou comunas corporativas vinculadas holísticamente ao Estado central, administradas por distritos e logo por vice-presidentes nomeados por ele, o Soberano, para executar uma redivisão territorial da Venezuela em modelos semelhantes a corporações ibéricas iniciadas no século XVII e mantidas até os vice-reinos do século XIX. Elas seriam funcionais para a implantação do que ele chama de "socialismo do século XXI", que também examinarei posteriormente, um conjunto de setores econômicos integrados entre si. Os niveis de representação política teriam clara contradição entre exercício de gestão - que não seria proporcional direta ou majoritária porque submetida à supervisão - e a ação econômica, que teria formal liberdade associativa, mas vigiada e regulada pelo corpo burocrático do Estado.
De várias formas, a relação entre Estado e cidadania indica que se institucionalizaria uma cultura de silêncio e controle ampliada por uma super corporação de intendências - tudo isto compensado pelo exercício direto do referendo imediato nas instâncias locais.Este tipo de participação direta tem sido chamado de "protagonismo", mas há um conjunto de hierarquias que se tornam invisíveis e as precedem e regem, como se vê adiante.
A compensação para o impedimento da participação ampliada e representativa eficaz, é dada pelo carisma eufórico do que se denomina "poder popular". A indignação de Chávez contra a frase do rei espanhol, a quem atribuiu autoritarismo colonialista, voltou-se contra si próprio, investido no papel de soberano absolutista.
A Venezuela exerceu típica atitude de Americanidade política ao rejeitar formas não representativas.

O QUE PREVIA O MODELO SUPER CORPORATIVO DE CHÁVEZ

O processo constitucional venezuelano iria ser alterado por Chávez na direção de um Estado Unitário com vinculação formativa de corpos locais, municipais, regionais e nacionais, organizando-se intermediações entre as instâncias por delegados que estariam subordinados em cada instância a uma instância superior, e finalmente ao soberano maior, o Presidente, que teria poderes de Soberano. Fala-se em arranjo federativo, mas não há nenhuma organização deste tipo.

Assim,no artigo 11,
" El Presidente de la República podrá decretar Regiones Especiales Militares con fines estratégicos y de defensa, en cualquier parte del territorio y demás espacios geográficos de la República. Igualmente podrá decretar Autoridades Especiales en situaciones de contingencia, desastres naturales(...)..

Seriam criadas células e comunas, como no artigo 16,onde o federalismo é citado mas não tem nenhuma vigência prática, dado que a essência do federalismo é divisão real de poderes e nominação de atribuições. Seriam criados municípios federais, diretamente vinculados ao Soberano, com a atribuição de fiscalização sobre as regiões, admitindo-se referendos:

"El territorio nacional se conforma a los fines político-territoriales y de acuerdo con la nueva geometría del poder, por un Distrito Federal en el cual tendrá su sede la capital de la República, por los Estados, las Regiones Marítimas, los Territorios Federales, los Municipios Federales y los Distritos Insulares. La vigencia de los Territorios Federales y de los Municipios Federales quedará supeditada a la realización de un referéndum aprobatorio en la entidad respectiva. Los Estados se organizan en Municipios".

Comunas seriam organizadas geograficamente dentro de municípios, visualizadas como células, em uma visão extremamente fisiocrática, como adotada por contratualistas da Alta Idade Média Ibérica:

"La unidad política primaria de la organización territorial nacional será la ciudad, entendida esta como todo asentamiento poblacional dentro del Municipio, e integrada por áreas o extensiones geográficas denominadas Comunas
Células geohumanas
Las Comunas serán las células geohumanas del territorio y estarán conformadas por las Comunidades, cada una de las cuales constituirá el núcleo espacial básico e indivisible del Estado Socialista Venezolano, donde los ciudadanos y las ciudadanas comunes tendrán el poder para construir su propia geografía y su propia historia.
A partir de la Comunidad y la Comuna, el Poder Popular desarrollará formas de agregación comunitaria político-territorial, las cuales serán reguladas en la Ley, y que constituyan formas de Autogobierno y cualquier otra expresión de Democracia Directa".

Estas comunas se definem como em auto-organização, no entanto, são criadas por decreto da Presidência, convocado referendo, como se verá adiante. Nem sempre haveria referendo. No caso de províncias, cidades federais, e distritos funcionais, haveriam decretos, passados por maiorias simples na Assembléia Nacional. Haveria consultas, mas sempre subordinadas a missões e de acordo com Planos estratégicos nacionais:

"La Ciudad Comunal se constituye cuando en la totalidad de su perímetro, se hayan establecido las Comunidades organizadas, las Comunas y los Auto Gobiernos Comunales, estando sujeta su creación a un referéndum popular que convocará el Presidente de la República en Consejo de Ministros.
El Presidente de la República, en Consejo de Ministros, bajo previo acuerdo aprobado por la mayoría simple de los diputados y diputadas de la Asamblea Nacional, podrá crear mediante decreto, Provincias Federales, Ciudades Federales y Distritos Funcionales, así como cualquier otra entidad que establezca la Ley.
La creación de un Distrito Funcional implica la elaboración y activación de una Misión Distrital con el respectivo Plan Estratégico-funcional a cargo del Gobierno Nacional, con la participación de los habitantes de dicho Distrito Funcional y en consulta permanente con sus habitantes. El Distrito Funcional podrá ser conformado por uno o más Municipios sin perjuicio del Estado al cual pertenezcan.
La organización y funcionamiento de la Ciudad Federal implica la activación de una Misión Local con su correspondiente plan estratégico de desarrollo.
Las Provincias Federales se conformarán como unidades de agregación y coordinación de políticas territoriales, sociales y económicas a escala regional, siempre en función de los planes estratégicos nacionales y el enfoque estratégico internacional del Estado venezolano. La Organización político-territorial de la República se regirá por una Ley Orgánica.


O artigo 18 diz que o Estado venezuelano atua como formulador de politicas integrais,
"(...)para articular un sistema nacional de ciudades, estructurando lógica y razonablemente las relaciones entre las ciudades y sus territorios asociados y uniendo y sustentando las escalas locales y regionales en la visión sistémica del país.A tales efectos, el Estado enfrentará toda acción especulativa respecto a la renta de la tierra, los desequilibrios económicos, las asimetrías en la dotación de servicios e infraestructura(...)Todos los ciudadanos y todas las ciudadanas, sin discriminación de género, edad, etnia, orientación política y religiosa o condición social, disfrutarán y serán titulares del Derecho a la Ciudad(..) conforme al rol estratégico que la ciudad articula, tanto en el contexto urbano regional como en el Sistema Nacional de Ciudades.El Poder Nacional por intermedio del Poder Ejecutivo y con la colaboración y participación de todos los entes del Poder Público Nacional, Estadal y Municipal, así como del Poder Popular, sus Comunidades, Comuna, Consejos Comunales y demás organizaciones sociales, dispondrá todo lo necesario para el reordenamiento urbano."
O artigo 100 reconhece diversidades de culturas e se compromete a respeitá-las e promovê-las, e artigo 112 diz como se organizam as empresas para promover o associativismo econômico, prevendo tipos de propriedade:
El Estado promoverá el desarrollo de un Modelo Económico Productivo, intermedio, diversificado e independiente, fundado en los valores humanísticos de la cooperación y la preponderancia de los intereses comunes sobre los individuales, que garantice la satisfacción de las necesidades sociales y materiales del pueblo, la mayor suma de estabilidad política y social y la mayor suma de felicidad posible. Así mismo, fomentará y desarrollará distintas formas de empresas y unidades económicas de propiedad social, tanto directa o comunal como indirecta o estatal, así como empresas y unidades económicas de producción y/o distribución social, pudiendo ser estas de propiedad mixtas entre el Estado, el sector privado y el poder comunal, creando las mejores condiciones para la construcción colectiva y cooperativa de una Economía Socialista.
E o artigo 136 dispõe de como o Poder Público se distribui, afirmando um poder popular como depositário de soberania através de grupos humanos, distribuidos em conselhos que se especificam, mas são dados pela lei, portanto não fontes dela:
"El Poder Público se distribuye territorialmente en la siguiente forma: el poder popular, el poder municipal, el poder estatal y el poder nacional. (...) El poder público se organiza en Legislativo, Ejecutivo, Judicial, Ciudadano y Electoral. El pueblo es el depositario de la soberanía y la ejerce directamente a través del Poder Popular. Este no nace del sufragio ni de elección alguna, sino que nace de la condición de los grupos humanos organizados como base de la población. El Poder Popular se expresa constituyendo las comunidades, las comunas y el autogobierno de las ciudades, a través de los consejos comunales, los consejos obreros, los consejos campesinos, los consejos estudiantiles y otros entes que señale la ley".
Um Conselho Nacional é o encarregado de superior administração, no artigo 185,

El Consejo Nacional de Gobierno es un órgano, no permanente, encargado de evaluar los diversos proyectos comunales, locales, estadales y provinciales, para articularlos al plan de desarrollo integral de la nación, dar seguimiento a la ejecución de las propuestas aprobadas y realizar los ajustes convenientes a los fines de garantizar el logro de sus objetivos. Estará presidido por el Presidente o Presidenta de la República, quien lo convocará, e integrado por los Vicepresidentes y Vicepresidentas, los Ministros y Ministras, los Gobernadores y Gobernadoras, Alcaldes y Alcaldesas".
O Banco Central é submisso ao Executivo, para promover a felicidade, artigo 318
"El Banco Central de Venezuela es persona de derecho público sin autonomía para la formulación y el ejercicio de las políticas correspondientes y sus funciones estarán supeditadas a la política económica general y al Plan Nacional de Desarrollo para alcanzar los objetivos superiores del Estado Socialista y la mayor suma de felicidad
posible para todo el pueblo."
A meta maior é a externalização deste modelo para toda a América Ibérica e Caribe, no artigo 153

"La República promoverá la integración, la Confederación y la unión de América Latina y del Caribe a objeto de configurar un gran bloque regional de poder político, económico y social. Para el logro de este objetivo el Estado privilegiará la estructuración de nuevos modelos de integración y unión en nuestro continente, que permitan la creación de un espacio geopolítico, dentro del cual los pueblos y gobiernos de nuestra América vayan construyendo un solo proyecto Grannacional, al que Simón Bolívar llamó “Una Nación de Repúblicas”. La República podrá suscribir tratados y convenios internacionales basados en la más amplia cooperación política, social, económica, cultural, la complementariedad productiva Grannacional, la solidaridad y el comercio justo".

AFINAL, O QUE É O "SOCIALISMO DO SÉCULO XXI? "



O socialismo do século XXI, tal como delineado pelos seus formuladores na Venezuela - e Herman El Trudi, principal assessor teórico de Chavez neste momento é um deles - prevê necessidade de cobertura da informação em todas as linhas e níveis. Sobre o quê produzir, como, quando, onde e porquê. Célebres perguntas que são elementares por exemplo no jornalismo, mas que desenvolvidas, tornam-se também auxiliares de problemas de pesquisa.Sobre tudo o que se produz e consome, e se pode distribuir.Afirma-se que o objetivo explícito é preparar a sociedade para a autogestão, o que aparece na obra Nos invitaron a debatir sobre el socialismo del siglo XXI, série debate 1, El nuevo modelo productivo socialista,Caracas: 05.12.2006
O autor cita István Mészaros, o professor húngaro radicado em Sussex,
na Inglaterra e discípulo de Georgy Lucács, autor de Para Além do Capital ao dizer que o sistema comercial "necessita extinguir-se à medida em que outro ocupe seu lugar, e que a comunidade em seu nível local deve ser regida por valores de uso e não de troca".

Para realizar esta transição, há também citação de alguns repetitivos slogans já conhecidos de militância no trabalho, onde se afirma que formas de organização velhas convivem com a nova ordem, ou seja, formas capitalistas convivem com novos modelos de sociedade, e o terreno super estrutural de uma nova consciência com um plano material a revela com novas relações sendo capaz de elevações desta consciência, através de uma constante educação universal na batalha de idéias. A solidariedade deve prevalecer sobre interesse.
As empresas estatais, por exemplo, são vistas como tendo relações mercantis e produções fordista e taylorista que não visam satisfações humanas, e por isto devem ser induzidas a comprar insumos de fornecedores não mercantis como cooperativas, e desenvolver programas de responsabilidade social.
Já as empresas privadas têm uma lógica de competição. O Estado deve primar pela eficiência social, e como as empresas privadas beneficiam-se de tarifas, subsídios do Estado, este deve exigir-lhes responsabilidade social, participação acionária dos trabalhadores, compromissos ecológicos, co-gestão, articulação com cooperativas, e ajuste do nível de lucros e repartição,
O capital internacional não-produtivo de rendas deve ser coagido com greves, pressões sociais e paradas comunitárias.Já os bancos e o comercio importador, no período de transição, devem enfrentar o banco estatal, pois o comercio importador enfrentará principalmente a substituição de importações.
Há um setor previsto constituído de empresas de produção social.
Um Fundo de produção social é obtido através das relações das grandes empresas estatais com seus contratados terceirizados, que já prevêem em seus contratos montantes como previsões para o fundos de planos sociais. Empresas de produção social são passos adicionais às cooperativas, mas os formuladores não as consideram socialistas e sim formas de capitalização.
Conselhos comunais e conselhos locais de participação publica passam a ser executores destas negociações.
As empresas de produção social mantém características de sociedades anônimas, e estariam à procura de uma definição precisa para uma mudança no código comercial venezuelano.
As cooperativas continuam existindo, evitando segundo os formuladores, toda a sorte de distorções no cooperativismo, inclusive patrões e empregados que se regulam por cooperativa. Gera-se seção de crédito por grupos de atores, como Banco do Povo, Banco da Mulher. Acompanham uma Superintendência Nacional de Cooperativas.
Um Plano Nacional de Produção, então, através das necessidades setoriais, desemboca numa centralização, onde o gabinete Econômico é a instancia máxima.A produção por metas é estabelecida segundo regiões e setores.


Substituição de Importações
O diagnóstico é o de que não existe na Venezuela empresário nacional autônomo, mas dependente de subsídios do Estado.E a supervalorização da moeda induz importações.Produz-se muito poucos bens e serviços, e se produz segundo a pauta de um mercado global neoliberal.Deve-se portanto comprar dos produtores nacionais, mesmo que mais caro.E comprar à vista dos agricultores venezuelanos. Estabelecer empresas mistas com paises aliados, e constituir empresas bipartites entre empresários e Governo.


A educação
Com desenvolvimento e brigadas de voluntariado diz-se que aumentou a possibilidade de prover educação, e os formuladores afirmam que possibilita organizar-se uma cultura de credito popular em caixas de poupança, fazendo a educação auxiliar a economia
(Aqui um comentário: o que apoia a educação de Chavez são as missões educativas, que se constituem em programas sociais para grupos excluídos, que provêem uma bolsa mensal de U$ 100 ao participante para aprendizado. Desde 2000, criou-se a figura do supervisor itinerante, que deveria intervir em escolas públicas e privadas, nomeando e removendo diretores - sendo escolhido por ministros e causando ampla rejeição em grupos de pais, famílias e centros de vizinhanças). Em setembro deste ano, Chávez anunciou um novo projeto curricular chamado "sistema educativo bolivariano" que deve dar ênfase total em marxismo leninismo a partir do terceiro ano do secundário e filosofia que Mariano Herrera, reconhecido especialista em Pedagogia do Centro de Investigações Culturais e Educativas chama de "filosofia militarista e belicista" no quarto e quinto anos secundários. Os resultados educacionais, porém, que são o que importa, indicam repetência idêntica nos últimos cinco anos e deserção. As provas de compreensão de leitura e matemática mostram paralisação no nivel de aprendizagem do alunos das escolas públicas. Há cinco mil escolas bolivarianas entre um total de 24 mil escolas publicas no País, que recebem atenção mais dedicada.
O grande modelo altamente polêmico de fiscalização permanente, ditatorial
Reformar a divisão político territorial venezuelana, através de um sistema nacional de planificação participativa, que segundo os teóricos, visa dinamizar a produção nos 335 municípios.Segundo esta visão, o que se quer é repensar o território, o repovoando, zonificar grandes cidades, fazendo os agentes assumirem responsabilidades locais, municipais, nacionais, regionais e mundiais.Pensando então em fusionar, e simultâneamente desagregar. Com isto se cria polígonos produtivos. Estes polígonos sócio geo-culturais têm cada um espaços de unidade, a partir dos quais se criam coletivos locais, baseados na unidade cultural, social, territorial, produtiva, étnica.Um âmbito de competências publicas, como junta paroquial, alcadia, governação, e um espaço territorial como paróquia, município, estado em vários poligonais. Planifica-se a partir dos referentes locais.Argumenta-se que há abertura participativa construída desde a base.
Segundo esta visão a comunidade política é limitada pela territorialidade.Sua fundamentação máxima é o Holismo. As poligonais se articulam entre si, com planos,programas e projetos.
E a diminuição da jornada de trabalho é considerada uma condição para a formação de trabalho e geração de emprego.
O resumo destas proposições indica a reiteração persistente de categorias reducionistas de como se organizam associações e cooperações que presumem ações econômicas, visando maximizar resultados sociais.
O pressuposto da disciplina pela coerção, ao invés de facilitação do Estado como agenciador de recursos e prêmios por reduzir cadeias de custos de transação reduzindo incertezas, supõe um aumento e oneração dos agentes econômicos. Isto tem consequências sobre a produtividade. As diversas comunidades que se supõe interatuantes só o podem fazer como comunidades de comunidades, se sentirem estimuladas a graus menores de coerção para desenvolverem maiores confianças investidoras e reforçarem suas instituições.
As proposições de articularem de forma inovadora, empresas sociais, presumivelmente terão pouca eficácia em um ambiente coercitivo e supervisionado com vigilância pelo Estado, tendendo ao clientelismo de prebendas. Nao é de uma ampliação de sociedade de sociedades que se está tratando, nem de comunidade de comunidades, que caracterizaria um capital social societario de grande amplitude.Mas sim de formações comunais, que reportam a uma hierarquia aglomerativa, em primeira instância.E agregativa, nas instâncias mais adiantadas.

Sem a representação qualificada, a especificação e realização do capital cultural fica completamente prejudicada para ampliar redistribuição de capital social.
E qualquer forma de socialização ampliada que resguarde conquistas fundamentais da democracia, é obscurecida.
Neste sentido, há muito pouco de século XXI nestas formas societárias.As experiências corporativas são do início do século XX, e a subsidiariedade de soberania pretendida sobre a Nação,com o regente outorgante de ações comunais através de delegados nas localidades é uma antiga ordenação de similaridade da ordem regencial hispânica de natureza inquisitorial, onde portarias e decretos se faziam por mercês.
Como examino adiante, pesquisas sérias sobre transformações sociais hoje levam em conta a crescente diversificação cultural que toma forma de multiculturalismo produtivo, onde a comunidade pós-industrial se ampliou, avançando produtividades diferentes, e reunindo novas formas de solidariedade. Nos casos específicos de países retardatários, a formação de capital social nas comunidades em momentos diferentes, com suas características próprias, tem valorizado ampliação de economias federadas.
SOBRE A OBRA DE MÉSZAROS E SEUS EQUÍVOCOS  Mészaros, István Para Além do Capital. São Paulo, Boitempo/Unicamp

O autor Istvan Mészaros é fiel às primeiras definições de Marx entre relações, integrações e combinações entre determinações naturais, relações produtivas, transformações sócio-metabólicas(como nos escritos de a Ideologia Alemã), e suas relações variáveis hierárquicas que atingem modos da produção. Supondo então maximizações constantes de formas de valor entre uso e troca, em generalização de produção de mercadorias.
Um estágio combinatório superior de produção de mercadorias e uma desvinculação entre esferas fariam a produção de valores de troca não depender das funções de Estado em fase de controle generalizado, alcançado um circuito de realização independente dos agentes que o constroem, como os sindicatos de trabalhadores, na concorrência inter-capitais, precarizando relações e as possibilidades de emancipação social.
Esta argumentação, embora mais completa do que apresentada por dissidentes da social democracia do início do século XX, como Rosa Luxemburgo, que via tendência à concentração monopólica, é antiga e pouco inovadora ao papel do desenvolvimento tecnológico como visto por Joseph Schumpeter. Este verificou claramente concentração e logo capacidade redistributiva em consumo dos ganhos auferidos pela variável tecnológica, aumento da escolaridade generalizada e diminuição de competitividade acentuada direta inter-firmas com crescimento de outros níveis de cooperação pela abertura de mais espaços na sociedade civil, com diversificação de ramos - novas gerações de atuação visam diminuir custos, com isto aumentando aprendizados que sustentam produtividade constante não mais alicerçada em capital físico, em equipamentos. Ativos humanos tornados capital constante de vasto setor de serviços, geraram novas qualificações, educação, compreensão e valor adicionado, foram progressivamente substituindo a antiga “previdência por repartição”, pela capitalização.

Implicaram, então em uma redistribuição do investimento social.
Há redistribuição de atividades entre sociedades mais complexas e menos complexas, provocando nestas a intensa modificação de aprendizado e uma integração de conexões produtivas, capital social em redes formadas introduzindo conhecimentos convergentes e níveis mínimos de remuneração pela produtividade que aumenta e busca também convergência. Com certeza, existe concentração relativa, o que é muito diferente de falar-se em concentração absoluta, e em outro momento do ciclo, nova diversificação e redistribuição.Mészaros não conhece paradigmas de equilíbrio dinâmico, com os quais trabalham tecnologias de grande densidade,oriundas de novas invenções, sua socialização e principalmente os investimentos que antecipam estas tecnologias.Brian Arthur as vem estudando desde 1990, em Santa Fé.


Nada disto a teoria marxista tradicional de Mézsaros prevê, antevê ou sequer se questiona. Parte dos mesmos pressupostos e de uma teoria de objeto que fundamentalmente é estática no marxismo objetivista-positivista na relação de sujeito que se objetiva por facticidade dada, e que não apresenta potencialidades entificadoras. Isto é, relacionais pelas capacidades diferenciadas do sujeito em relação que desenvolve grupos diferenciais, escalas atributivas, utilidades marginais e distribuição até o máximo de geração decrescente por unidade aplicativa, e que nas novas tecnologias socializadas encontra retornos crescentes. Por isto comete equívocos inevitáveis.Tais como atribuir “deslocamento para esfera de troca da esfera de valor”. As composições de representação e capital como atribuições para reinvestimento em circularidades crescentes, mesmo abstratas e sua volta a circuitos produtivos, são gerações com representantes de corretores específicos para isto e não são deslocamentos definitivos.
A concentração é parte de um ciclo curto, de realização de valor até sua nova aplicação.Leva em média de cinco a nove anos. Mezsáros toma este ciclo por constante.

A conseqüência desta epistemologia e hermenêutica é induzir ao reducionismo categorial de consciência e representação de classe, que Karl Mannheim já havia observado em 1928, seja em "Ideologia e Utopia" e mais tarde em " Sociologia da Cultura", uma alienação típica de falsa “consciência objetiva” do portador da consciência operária como representante de suposta ideologia total , que faria a grande revolução conceitual e aplicada da estrutura social.
Embora não conhecesse Antonio Gramsci, Mannheim e seu paradigma de perspectiva relacional de objeto genético, trouxeram condições de reflexão sucessiva interagente como argumento científico fundamental. Discriminador de dimensões e atribuições de sentido em contextos e ideologias políticas, orientou a partir de então a construção combinatória de sentidos integrativos de campo e solidariedade por oposições que visavam se complementar. Noções de hegemonia com dominâncias tornaram-se irrelevantes para a compreensão da superação do reducionismo da luta de classes na sociedade civil. Esta última é localizada e momentânea, pois a pressão por conhecimento faz integração superior, reespecializando consciências e foi isto o que Mannheim chamava de "inteligentzia"
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estratos combinatórios de classe que superariam o dilema de classes irredutíveis formando blocos e campos intransponíveis onde um prepararia hegemonia seguinte para destruir o outro.
Acostumados ao defasado modelo explicativo do marxismo estrutural, ao gramscianismo passivo de movimento e outras aplicações de noções sem nenhuma discriminariedade empírica refutável ou argumento expositivo detalhado de teoria social, ativistas lançam-se à guerra de posições e movimentos supondo modificar naturezas e composições de Estado.

Desrespeitando elementares regras de composições e negociações entre atores políticos, que se organizam segundo novas subsidariedades diferentes das teorias de monopólio e formação de preço dos anos 1910 a 1927. As interespecializações produtivas e espacializações diferentes na Alta Modernidade, têm criado aumento de escolaridade em todo o planeta, convergências de preço com estabilidades, e competições intra-corporações impensáveis nas primeiras décadas do século XX. Invenções geradas por novos agentes de setores mais avançados desestabilizam acordos cartelizados intra-grupos, e forçam aberturas de mercado.
Houve regressão no periodo recente de guerra no Iraque, onde esta geração de inovações foi apropriada para tecnologias do Estado Industrial-Militar, ressuscitando protecionismo conservador. Mas o quadro da pequena firma em competição com o grande grupo industrial que se financeirizava quase desapareceu. Foi trocado pela disputa de grandes grupos representantes de acionistas, investimentos e geradores de tecnologias (contendo vasto setor de empresas fornecedoras e compradoras com o qual precisam ter responsabilidades corporativas) contra os antigos conglomerados financeiros-seguradores. Os primeiros representam novas fronteiras de conhecimento.
Este conflito é o principal do século XXI, e como tem relação somente indireta com empregos gerados por fornecedores e grupos dependentes de sua ação, é visto errrôneamente como "capital abstrato ou fictício".Em verdade, o capital social gerado nesta ação pelos empreendedores tecnólogos - em biotecnologia, informação, novos materiais, entre outros - visa desobstruir e transformar produtivamente o interesse de rendas patrimoniais presentes, que está impedindo formação de ciclo longo sustentado e redistributivo de prosperidade social.